quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Um ovo e pó xadrez

Já comentei que a pintura tem muito a ver com a cozinha? Pois tem. Recentemente ensinei aos meus alunos uma técnica chamada "têmpera". Esta técnica usa uma tinta com base em gema de ovo. A base de todo material de colorir é um aglutinante e um pigmento. Na têmpera o aglutinante mais usado é o ovo. Aglutinante é como a própria palavra já diz, algo que segura, que junta tudo. Agora ficou fácil. No caso do giz de cera, o aglutinante é a cera, na tinta a óleo, o aglutinante é óleo e assim vai. Pintar com têmpera de ovo é muito bom, a tinta é elástica, tem boa cobertura e seca rápido. A receita básica é: Uma gema peneirada, meia casca de ovo de água destilada ou filtrada e 10 gotas de óleo de cravo (este como fungicida). Misturar bem e acrescentar pó xadrez até virar uma pasta líquida. Pronto, agora é só pintar.



Ah, e o recipiente para fazer cubinhos de gelo serve como godê. Pintura e cozinha se misturando novamente. Helena e Laura experimentando a técnica pela primeira vez.










Kael e Ana Júlia casualmente escolheram o mesmo motivo e fazem uma bela pintura usando somente as três primárias.












Usamos somente o pó xadrez como corante, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. A cor azul, bem forte é a mais fiel à cor primária original. Aqui, Rúbia fazendo uma borboleta.









E como em qualquer receita, dá bagunça, mas feito com carinho, o resultado fica bom.






Nenhum comentário:

Postar um comentário