quinta-feira, 11 de junho de 2015

Investir em Arte

Estou conhecendo um pouco sobre restauro de obras de arte, para ser mais específica, sobre restauro de pinturas em tela. E a história começa assim.... Recentemente tive a oportunidade de tentar restaurar duas pintura a óleo de um amigo, achei que não seria algo tão difícil. Peguei meus livros da época da faculdade, procurei por informações na internet mas, ao colocar em prática não funcionaram. Plano B, procurar ajuda profissional. Fui em busca do professor de restauro que tive nas Belas Artes, Alan S. Hanke e com sua ajuda e a ajuda da restauradora Maria Cecília  e Aline tenho aprendido muito. As telas precisavam de um reentelamento, de limpeza, de preenchimento e somente depois começa a recomposição da imagem. Sim, em Curitiba há gente que leva isso muito a sério e tem sido muito bom conhecer este ramo e o cuidado e profissionalismo que o restauro envolve. Mas, em uma conversa com a Sra. Maria Cecília lhe perguntei se nesta época de crise no Brasil ainda há gente que investe em arte e ela me respondeu que sim. Nesta época de incertezas econômicas, onde não se sabe no que é seguro investir a arte tem sido uma boa escolha. E você, já pensou em investir em arte? No próximo post vou comentar um pouco mais sobre o assunto.



Imagem 1 . Tela com desgaste e perda de camada pictórica.

















Tela 2 . Cavalo azul. Tela com manchas devido a umidade e um pequeno rasgo na altura do olho. Esta parecia ser bem menos trabalhosa.



















Imagens foram retiradas de seus antigos bastidores e neste momento estavam prontas para o reentelamento. Primeiramente a imagem precisava ser fixada, pois ao mais leve toque estava se soltando do suporte (tecido de algodão).


















Ema vez reenteladas e presas em novos bastidores segue-se a próxima etapa, limpeza e remoção do verniz, que neste caso, com o passar dos anos alterou as cores originais da obra. Ainda há muito trabalho pela frente, mas é bom conhecer coisas novas, pessoas novas e tudo isso envolvido em assunto que gosto muito. ARTE. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário