quarta-feira, 13 de maio de 2015

Atelier

Cada profissão requer um ambiente de trabalho distinto, com as ferramentas necessárias a sua disposição.  O marceneiro precisa de uma marcenaria, com serras, madeiras, mesas de corte. O dentista precisa de um consultório com uma cadeira específica para o paciente. O florista de espaço que possa manusear com liberdade e criatividade a sua mercadoria. E não é diferente com o artista plástico. Ele necessita de um atelier, de preferência espaçoso onde possa trabalhar e desenvolver a sua forma de expressão escolhida. Aqui selecionei algumas imagens de artistas que admiro e seus ateliers e uma obra que possivelmente tenha realizado neste espaço. 



Atelier do pintor barroco holandês Rembrandt. Recriado na casa que ele viveu entre 1639 a 1658 em Amsterdã. A grande sala como era chamado, recbia muita luz natural, aliás este grande mestre é conhecido pela beleza no uso de luz e sombra em suas obras.







"Ronda Noturna" pintada entre 1640- 1642. 




















Atelier de Paul Cezanne. Pintor francês, modernista. Cituado em Aix-en-Provence. No atelier se encontram os as estátuas de gesso, roupas, objetos móveis e cartas.














"Natureza morta com cesto". Motivo que Cezanne pintou diversas vezes, procurando sugerir o volume com cor ao invés de luz.















Georgia O'Keeffe, em seu atelier localizado no Novo México. 















"Papoulas orientais" 1928. Esta pintura reflete sua visão sobre enxergar a beleza na simplicidade. 















A artista brasileira Beatriz Milhazes, em seu atelier, no Rio de Janeiro.









E aqui estou com a artista em sua exposição "Meu Bem", no Museu Oscar Niemayer, em 2013.














As super coloridas telas demostram sua ligação com o artesanato brasileiro e a arte popular. A técnica que ela desenvolveu é a de pintar com tinta acrílica sobre uma superfície de plástico para depois tranferí-la para tela.













Nenhum comentário:

Postar um comentário