domingo, 29 de março de 2015

Momentos

"No futuro você não lembrará dos dias e sim dos momentos."

As vezes conseguimos registrar  os momentos especiais, outros ficam na memória. Aqui quero deixar o registro de uma viagem, mas ao invés de fazer isto em fotos vou fazer rápidos croquis. Me acompanhe e veja se consegue descobrir onde estou.



Longas horas de espera pela conexão resultaram no primeiro croqui.
Técnica: nanquim













E não é que a vida é feita de momentos mesmo? Ontem não consegui fazer um croqui durante o dia, assim fui ao lobby do hotel e procurei uma cena para desenhar. Comecei pelas orquídeas e a coluna, mas nos sofás havia uma família encantadora, me deparei com a avó brincando com a netinha, enquanto o avô observava até que foi envolvido também pelas brincadeiras da netinha. Não resisti, tentei registrar aquele momento de pura ternura lembrando do carinho que existe entre avós e netos e claro, minhas lembranças me levaram a recordar-me de momentos especiais que passei com meus avós. O nome desta menininha é Clara Sophia, que carinhosamente chamava o vovó de momo. 



Técnica: nanquim





A previsão para hoje era de chuva, mas Deus nos surpreendeu com dia muito agradável, sol entre nuvens, mas.....frio, muito frio. Assim aproveitei para estender um pouco mais a hora do almoço. Pedi uma xícara de chá e fiz meu croqui de dentro do restaurante mesmo. Me senti o máximo fazendo um croqui numa cidade que respira arte.



Técnica: lápis grafite







































Um dia cheio de cor. Assim definiria meu dia hoje. Visitei museus e vi tantas pinturas lindas, principalmente dos impressionistas, que me inspirei na cor para fazer o croqui de hoje. Ao sair do museu o sol apareceu e ao passar por um jardim cheio de tulipas pude sentir a primavera no ar.




Técnica: pastel oleoso






Saindo um pouquinho de Paris, mais ao norte fica Giverny. Visitando este lugar não é difícil entender a razão pela qual Monet a escolheu para morar. Um lugar bucólico e repleto de casinhas e pessoas gentis. Aliás, tenho que deixar registrado aqui que as pessoas que encontramos na França foram todas muito gentis e são educadíssimas. Visitar a casa deste pintor e seus jardins me inspiraram a fazer o croqui de hoje. 

Monet não é nada mais do que um olho… mas que olho! (Cézanne)




Lago dos jardins de Monet
Técnica: lápis grafite, nanquim e pastel oleoso.










É de tirar o fôlego, não é?












Não fui a única a me sentir inspirada.










Deixamos a Cidade Luz e seguimos rumo ao sul. Enquanto a paisagem mudava de cosmopolita para extremamente rural pude verificar pelo capricho nas plantações ao longo do caminho, a importância que se dá a qualidade na alimentação neste país. E o que se faz em um trem durante três horas? Entre outras coisas, um croqui é claro. 



Técnica: lápis grafite.












Pense em um lugar onde Deus caprichou. Encostas de pedra, salpicadas por uma vegetação colorida. Lá em baixo o mar quase transparente em diversos tons de azul. Sim, a Riviera Francesa é linda. Enquanto esperava o almoço na pra Garibaldi, aproveitei para fazer o croqui. Ah! E aqui vai uma dica, do pouco que vivenciei, sobre restaurantes na França. Escolha qualquer restaurante caprichadinho, entre e peça qualquer coisa. Tudo é delicioso; ou isto é uma verdade ou acertamos na loteria.



Toda a praça é rodeada por esta construção amarela, que guarda um segredo.















Técnica: lápis de cor aquarelável. Agora repare da decoração ao redor, das janelas, somente a do último andar é real, dos outros é uma pintura chamada tromp d'oile que significa "enganar o olho". Muito bem feita, detalhes que merecem ser apreciados.




Mais tarde no hotel aquarelei o lápis de cor, pois no restaurante que estava, o prato foi servido e afinal de contas, esta viagem tem um motivo......
















...estamos comemorando 25 anos de casamento.










Andamos alguns quilômetros apenas e cruzamos a fronteira. Ao invés do costumeiro bonjour agora ouço buongiorno. A paisagem foi se transformando e nas encostas agora vejo muitas oliveiras e também estufas de vidro. Lá em baixo, ao longe, o mar, sempre o mar. Depois de longa viagem rumo ao interior e algumas paradas chegamos a Milão. Já é tarde e por isso faço apenas um croqui da luminária. Boa noite.
































Deus sabe mesmo como me agradar. Hoje, domingo de Páscoa comentei com meu marido que não queria passar o dia passeando ou mesmo fazer compras, queria sim tirar um tempo para meditar na grandeza do que a Páscoa significa. Assim decidimos apenas ir a praça central onde fica a Catedral de Milão. Quando entramos estava sendo celebrada a missa de Páscoa e me alegrei ao escutar "Cristo è risorto, egli veramente risorto." Decidi que faria o croqui lá mesmo. E assim fiz; a música que eu ouvia? Canto gregoriano acompanhado por um órgão magnífico. Sim Deus sabe mesmo como surpreender seus filhos.




Técnica: nanquim

















E a viagem continua, ontem passamos o dia no carro, saímos da Itália, cruzamos a Suíça de sul a norte. Subimos e subimos as montanhas e quando passamos delas chegamos a Áustria, demos uma passadinha em Lichtenstein e já bem a noite chegamos ao nosso destino, a Alemanha. A viagem foi lenta pois nevou muito. Não sobrou energia pra fazer um croqui.

April, April, der weiß nicht was er will. 
Mal Regen und mal Sonnenschein,
Dann schneit's auch wieder zwischendrein.
April, April, der weiß nicht was er will.


Esta é parte de um pequeno poema em alemão que diz "Abril, abril, ele não sabe o que quer, Uma vez chuva e uma vez sol, Então neva ainda de vez em quando, Abril, abril, ele não sabe o que quer." Exatamente isso aconteceu no dia de ontem e hoje. Amanheceu e quando olhamos pela janela caíam ainda alguns flocos de neve, mas logo o tempo abriu e o céu azul predominou. A paisagem era linda. Fomos rumo a um Castelo de Contos de Fada e lá fiz os dois croquis.



Técnica: lápis grafite e nanquim. Castelo de muitas torres. Este croqui fiz enquanto esperava ainda fora.






















Enquanto esperava a vez para poder conhecer o castelo por dentro, aproveitei para fazer mais um croqui. A paisagem ao redor já é linda, mas coberta de neve........! não cansava de olhar.













Técnica: lápis de cor aquarelável. Mais torres neste croqui, este castelo serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela da Disney.


















Quando chegamos na região do Tirol, há dois atrás, estava anoitecendo e nevando muito e assim o jeito foi procurar um lugar onde pudéssemos tomar uma sopa. Ao nos atender o tirolês disse que Napoleão, quando visitou aquela parte da Europa, havia comentado "O que esta gente maluca faz aqui? Durante nove meses é inverno e nos outros três chove." A neve passou, pudemos curtir as montanhas branquinhas e acompanhada de enorme xícara de capucino, sim porque as porções por aqui são sempre generosas, fiz um rápido croqui dos Alpes com as construções germânicas a frente.





Técnica: caneta e lápis de cor.













Deixamos a Alemanha pra trás e após uma longa viagem retornamos a França. Conhecemos um pouco da região de Dijon, atravessamos vastos campos de mostarda, vimos os parreirais que ainda parecem adormecidos e no meio desta paisagem fiz o último croqui desta viagem. As pequenas vilas são um charme mas entre as 12:00 e 14:00 não se encontra ninguém, estabelecimentos fecham e o jeito é esperar e entrar no clima. Então aproveitei pra desenhar e apreciar. Agora ficam as lembranças e a vontade de retornar, mas desta vez com telas, tintas e pincéis.





Enquanto o meu marido conhecia a vinícola eu aproveitava os últimos momentos.














Técnica: lápis grafite.













3 comentários:

  1. Oi, Jaqueline! Parabéns pelos croquis. De fato, Paris é uma nostalgia só. Inspiração pura. Saudações, Bruno e Dani (casal do Brasil que conheceu no Jardim du Monet)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, quando estiver em Curitiba em um final de semana venha conhecer os Croquis Urbanos. Estamos no facebook. E sim Paris é linda e deixou saudades.

      Excluir
  2. Oi, Jaqueline! Parabéns pelos croquis. De fato, Paris é uma nostalgia só. Inspiração pura. Saudações, Bruno e Dani (casal do Brasil que conheceu no Jardim du Monet)

    ResponderExcluir